Topo

Boteclando

Quem foi St. Patrick e por que o dia dele é regado a cerveja nos pubs

Miguel Icassatti

13/03/2019 23h56


Neste domingo, 17 de março, é comemorado o St. Patrick's Day, dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda e de alguns outros países, entre os quais a Nigéria.

Nascido no ano de 385, em local desconhecido, provavelmente em território do País de Gales ou da Escócia, Patrick (ou Patrício) foi raptado aos 16 anos por guerreiros pagãos celtas e escravizado. Nesse período, teve a fé cristã fortalecida e, libertado, tornou-se sacerdote. Ao pregar para os pagãos, utilizava uma folha de trevo para explicar o conceito de Santíssima Trindade. Criou escolas, igrejas e monastérios na Irlanda. Morreu no dia 17 de março de 461 em Saul, uma aldeia na região de Downpatrick, na Irlanda do Norte. Foi ali que ele estabeleceu sua primeira capela, em um celeiro. Seus restos mortais estão enterrados na Down Cathedral, em Downpatrick.

Algumas curiosidades marcam o culto ao santo. Uma lenda irlandesa dá conta de que é graças a ele que não existem cobras no país: depois de fazer um jejum de 40 dias em uma montanha, Patrick foi mordido por uma serpente e amaldiçoou a todas (de fato, na Irlanda não há desses répteis, mas por causa do isolamento geográfico).
O St. Patrick's Day, por exemplo, foi instituído pelo frade franciscano Luke Wadding, em meados dos séculos 16 e 17.

Choripán artesanal da Linguiçaria Real Bragança / Foto: Leo Feltran

A primeira festa, de acordo com o site oficial do governo da Irlanda, porém, aconteceu na cidade de Boston, nos Estados Unidos, no ano de 1737, quase 13 séculos após sua morte. Na Irlanda, o primeiro St. Patrick's Day (Dia de São Patrício) só viria acontecer em 1903, na cidade de Waterford – em Dublin, a capital do país, a primeira festa só ocorreria em 1931.

Mas por que o St. Patrick's Day é celebrado nas ruas e nos pubs mundo afora, em uma atmosfera carnavalesca, com pessoas trajando peças de roupa e adereços nas cores da bandeira irlandesa – verde, laranja e branco – e bebendo litros e mais litros de cerveja verde?

É também curioso, mas até os anos 1970, os pubs irlandeses ficavam fechados nesse dia, em virtude do período da quaresma, com seus jejuns e jornadas de recolhimento. Até em função disso, a Igreja Católica na Irlanda abriu uma exceção e a tradição foi rompida pouco a pouco, abrindo espaço para que, além das procissões, os "fieis" pudessem beber cerveja. Hoje o St. Patrick's Day é um evento de alcance mundial, com festividades marcantes em países de língua inglesa.

Em São Paulo, por exemplo, já faz alguns anos que bares e pubs vêm comemorando a data. Até o domingo, 17, a St Patrick's Week reúne um roteiro com 11 bares e pubs que estão com cardápio promocional. O Piratininga, na Vila Madalena, por exemplo, criou uma promoção que inclui dois copos de chope e uma porção sanduíche de filé-mignon com mussarela e requeijão na baguete, cortado em aperitivo, por R$ 33.

Pra encerrar as comemorações, a St. Patrick's Week Party ocupa, neste sábado e domingo, com show da banda Velhas Virgens e o Bar nas Alturas, que é içado por um guindaste a cerca de 30 metros do chão. Os ingressos para a festa custam a partir de 79 reais. Mais informações no site www.stpatricksweek.com.br.

St. Patrick no interior: festa celebra o santo em Sertãozinho, com botecos, rock e cerveja artesanal neste fim de semana / Foto: BR BREW divulgação

Também no sábado e domingo, mas em Sertãozinho, região de Ribeirão Preto, e de graça, acontece o 1º St. Patrick's Day da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, da qual este escriba é curador, em parceria com as cervejarias artesanais SP-330, de Ribeirão Preto, e BR BREW, de Sertãozinho. O evento acontece a partir das 14h no sábado e 11h no domingo, em frente à fabrica da BR BREW. Três botecos paulistanos estarão presentes: Rota do Acarajé, Academia da Gula e Boteco do Carmo, além da Linguiçaria Real Bragança.

Pasteizinhos da Academia da Gula / Foto: divulgação

No caso do St. Patrick's Day à brasileira, a santíssima trindade estará garantida nos eventos, com comida, cerveja e rock'n roll ao vivo.

Vai lá:

St. Patrick's Week Party. Rua Professor Artur Ramos, 100, Jardim Pauslistano.

St. Patrick's Day Sertãozinho – Cultura de Boteco, BR Brew Cervejaria e SP 330.  Rua Felisberto Tamião, 965, Sertãozinho.

Sobre o autor

Miguel Icassatti é jornalista e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Foi crítico de bares das revistas “Playboy” (1998-2000) e “Veja São Paulo” (2000), editor-assistente e um dos fundadores do “Paladar/jornal O Estado de S. Paulo” (2004 a 2007), editor dos guias “Veja Comer & Beber” em 18 regiões brasileiras (2007 a 2010), editor-chefe do Projeto Abril na Copa (Placar) e da revista “Men’s Health Brasil” (2011 a 2014). É colunista de “Cultura de Boteco” da rádio BandNews FM e correspondente no Brasil da “Revista de Vinhos” (Portugal).

Sobre o blog

Os petiscos, as bebidas, os balcões encardidos, as pessoas e tudo que envolve a cultura de boteco e outras histórias de bar.