Boteclando

Topo
Boteclando

Boteclando

Uns goles, uns petiscos e Jacob do Bandolim

Miguel Icassatti

12/08/2019 19h56

Jacob do Bandolim / Foto: jacobdobandolim.com.br

Amanhã, terça-feira, 13 de agosto, completa-se meio século da morte de Jacob do Bandolim, um dos baluartes da música instrumental brasileira, uma lenda do Choro – o Helton Altman, do Filial, grande boteco da Vila Madalena, torce o nariz para quem fala "chorinho".

Mas o fato é que, para celebrar o grande instrumentista, o Memorial da América Latina organiza o show Choro, Chorinho e Chorões, comandado pelo bandolinista Fábio Peron. Acompanhado dos músicos Zé Barbeiro (violão de 7 cordas), Rafael Toledo (pandeiro) e Deni Domênico (cavaquinho), o Peron vai interpretar composições de Jacob do Bandolim e receberá no palco, entre os convidados, o acordeonista Toninho Ferragutt, o violinista Ricardo Hertz e o gaitista Vitor Lopes, entre outros.

Durante o evento, que começa às 6 da tarde e vai até as 10 da noite, com entrada gratuita, o cartunista Paulo Caruso faz caricaturas dos músicos.

E os botecos Pira Grill (Vila Madalena), Rota do Acarajé (Santa Cecília) e Boteco do Carmo – parceiros da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, da qual este redator é curador – estarão vendendo petiscos de botequim (veja cardápio abaixo), além de cerveja, caipirinha, uísque e cachaças artesanais – com direito a um chorinho, quem sabe?

Cardápio Sociedade Paulista de Cultura de Boteco:

Dadinho de tapioca do Pira Grill / Foto: divulgação

PIRA GRILL
Dadinho de tapioca
Bolinho de feijoada
Torresmo

ROTA DO ACARAJÉ
Acarajé
Bobó de camarão
Bolo de manteiga de garrafa
Cocada dura

BOTECO DO CARMO
Choripán à moda argentina
Choripán com fritas
Porção de fritas no cone

BAR CULTURA DE BOTECO
Cerveja, uísque, caipirinha, cachaça artesanal, refrigerante e água

Vai lá:

O quê: Choro, Chorinho e Chorões

Quando: 13 de agosto, das 18h às 22h

Onde: Marquise do Prédio da Administração | Portões 8, 9 e 13, Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda

Quanto: Entrada gratuita

Sobre o autor

Miguel Icassatti é jornalista e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Foi crítico de bares das revistas “Playboy” (1998-2000) e “Veja São Paulo” (2000), editor-assistente e um dos fundadores do “Paladar/jornal O Estado de S. Paulo” (2004 a 2007), editor dos guias “Veja Comer & Beber” em 18 regiões brasileiras (2007 a 2010), editor-chefe do Projeto Abril na Copa (Placar) e da revista “Men’s Health Brasil” (2011 a 2014). É colunista de “Cultura de Boteco” da rádio BandNews FM e correspondente no Brasil da “Revista de Vinhos” (Portugal).

Sobre o blog

Os petiscos, as bebidas, os balcões encardidos, as pessoas e tudo que envolve a cultura de boteco e outras histórias de bar.