Arroz, feijão e macarrão
Há quem diga que a humanidade seja dividida entre os indivíduos que colocam, no prato, o arroz por baixo do feijão e os que dispõem o feijão por baixo do arroz. Os adeptos desse fla-flu gastronômico esquecem-se que existem também os isentões, ou seja, aqueles que posicionam arroz e feijão lado a lado no prato.
Mas o meu almoço de ontem me reapresentou a um quarto grupo, que é aquele composto por pessoas que, ao lado do arroz e do feijão (e não importa a disposição entre um e outro), encontram espaço para encaixar no prato, e posteriormente na barriga, uma generosa porção de macarrão.
Muitos botecos e restaurantes populares Brasil adentro servem a trinca – conforme bem lembrou em junho passado meu amigo Marcos Nogueira, autor do blog Cozinha Bruta, da Folha de S. Paulo, no texto "Arroz, feijão e macarrão: sim, não, talvez ou nem a pau?".
O Bar e Restaurante Estrela da Vila Ipojuca é um deles. Foi o que percebi quando pedi um comercial de costela (R$ 15,00), cuja descrição no cardápio mencionava apenas arroz, feijão, costela e salada. Surpresa!, veio o bônus do punhado do espaguete à bolonhesa. E, na sequência, um bem recheado pastel de carne frito na hora, que havia pedido como entrada (R$ 6,00).
Decerto, foi por causa das minhas raízes mineiras por parte de mãe que o breve incômodo que senti ao ver a mistura foi substituído por uma acalentadora nostalgia. Em minha casa, sempre havia panelas de arroz e de feijão sobre o fogão. O almoço de domingo, solene com a presença de alguma visita, era dia de macarronada. Mas se um tio quisesse se confortar com o arroz e o feijão da minha avó, que era da dona cozinha, não faríamos desfeita.
Talvez esse breve relato doméstico exemplifique um ritual repetido na casa de muitas famílias de origem simples, que por sua vez estabeleceu nos botecos a presença do trio.
Pode ser também que a combinação, carregada no carboidrato, seja uma necessidade nutricional dos trabalhadores braçais, que compõem fatia importante da freguesia desses estabelecimentos.
Confesso que prefiro apenas a dupla feijão com arroz no almoço e talvez uma sopa de macarrão com (pouco) feijão ao jantar.
Mas, se reconheço o valor de um bolinho de feijoada, quem sou eu para recusar de um prato de arroz, feijão e macarrão?
Vai lá:
Estrela da Vila Ipojuca. Rua Tonelero, 1091, Vila Ipojuca.
(Em tempo: sou dos que colocam feijão por cima do arroz.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.