Boteclando

Topo

Samba no pé, empadinha na mão

Miguel Icassatti

29/11/2019 09h25

Baião de dois do Cariri: na Virada do Samba / fotos: Leo Feltran

Poucas coisas combinam tanto quanto samba e boteco, boteco e samba. Prova disso é que, em comemoração ao Dia Nacional do Samba – no caso, 2 de dezembro –, a quadra da Rosas de Ouro recebe neste fim de semana a Virada do Samba, uma programação com 24 horas de shows, a partir das 6 da tarde deste sábado, 30 de novembro, até o pôr-do-sol do domingo, 1º de dezembro.

Com ingresso a preços populares – o segundo lote está à venda por R$ 10,00 no site eventbrite; na entrada do evento custará R$ 15,00 – a Virada terá como grande atração o grande Nelson Sargento, mangueirense, em plena atividade aos 95 anos.

Empadinha e croquete: salgado-raiz para quem tem samba no pé

Entre os demais artistas a se apresentar na Virada do Samba, constam a cantora Leci Brandão, o mineiro Toninho Geraes, compositor de 'Mais Feliz' e 'Se a Fila Andar'; o ex-Fundo de Quintal Sombrinha, além de grupos como Pagode da 27, O samba que vem lá de São Mateus, Samba da Vela, Sambadas e Samba de Dandara.

Para que os boêmios, cinco botecos – sendo quatro localizados na Zona Norte de São Paulo – vão compor uma vila gastronômica em plena quadra da Rosas de Ouro, com seus petiscos à venda.

Porchetta da Cantina Piovanelli: de São Roque para a Rosas de Ouro

O Cariri, por exemplo, que está localizado no Centro de Tradições Nordestinas (Bairro do Limão), levará o baião-de-dois tradicional, uma versão vegetariana e até um saboroso bolinho de baião-de-dois, entre outras receitas sertanejas.

Já a Cantina Piovanelli trará de São Roque sua famosa porchetta alla romana; o Rio Vermelho parte da região de Santana carregado de acarajé; o bar casaverdense Aguiletto terá churrasco; e o Boteco do Carmo estará com croquete, doces tradicionais e sua premiada empadinha à mão, para quem tiver samba no pé.

Vai lá:

Virada do Samba. Quadra da Rosas de Ouro (ao lado da Ponte da Freguesia do Ó), sábado, 30 de novembro, a partir das 18h.

 

Ingressos em: https://www.eventbrite.com.br/e/virada-do-samba-tickets-79182197083

Sobre o autor

Miguel Icassatti é jornalista e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Foi crítico de bares das revistas “Playboy” (1998-2000) e “Veja São Paulo” (2000), editor-assistente e um dos fundadores do “Paladar/jornal O Estado de S. Paulo” (2004 a 2007), editor dos guias “Veja Comer & Beber” em 18 regiões brasileiras (2007 a 2010), editor-chefe do Projeto Abril na Copa (Placar) e da revista “Men’s Health Brasil” (2011 a 2014). É colunista de “Cultura de Boteco” da rádio BandNews FM e correspondente no Brasil da “Revista de Vinhos” (Portugal).

Sobre o blog

Os petiscos, as bebidas, os balcões encardidos, as pessoas e tudo que envolve a cultura de boteco e outras histórias de bar.

Boteclando