Para além da Copinha
Exceção feita à complicada geopolítica atual, os assuntos que tomam nossa atenção no início de ano – e da nova década – não costumam variar muito. Na, por assim dizer, editoria de cotidiano, vão dos temporais ao cair da tarde à solução de um problema: o que fazer com as crianças durante as férias escolares? Na cultura, os especialistas em cinema-música-artes-em-geral compartilham suas listas dos mais-mais do ano passado e divulgam prognósticos não muito convincentes para o próximo Oscar. Ok, começam também a pipocar desfiles pré-carnavalescos aqui e ali.
Quanto ao futebol (brasileiro, diga-se), os times profissionais estão voltando ao trabalho e competição, pra valer, só mesmo a da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, com as 255 partidas disputadas até o dia do aniversário da cidade, em 25 de janeiro.
Restaurantes e bares – já estamos falando de gastronomia e boemia – que entraram em recesso no período de festas começam, pouco pouco, a voltar à ativa.
Como é o caso do bar Arquibancada Botões Clássicos, que reabre as portas neste sábado, a partir das 11 da manhã.
Não é por acaso que estamos a escrever sobre ele neste primeiro post de 2020. Afinal, conforme o leitor atento poderá perceber, trata-se de um boteco dedicado ao futebol – e ao futebol de botão. Ou seja, com as portas abertas, já trata de atender ao mesmo tempo aos botequeiros e aos fanáticos pelo ludopédio.
Inaugurado em 2018 na Pompeia, a Arquibancada Botões Clássicos reúne adultos e crianças – sim, crianças – em torneios organizados pelo proprietário, Luciano Araújo. Uma liga com 64 times e que comporta partidas nas noites de terça-feira, por exemplo, tem dois garotos entre os participantes.
A liga chamada Calcio II, que terá jogos às quintas-feiras, reunirá 36 jogadores. Assim que o bar reabrir, restarão 8 vagas disponíveis.
Para se inscrever, basta ir ao bar e pagar o valor de 220 reais, que dá direito à participação e à aquisição de dois times de futebol de botão – desenhados por Luciano, que é designer gráfico –, ou melhor, duas versões do time com o qual o jogador irá competir ao longo do primeiro semestre. Cada torneio – disputado em pontos corridos –, dá direito a diversas premiações: de troféus para campeão a prêmio ao jogador artilheiro, por exemplo. E em meio a esta competição acontecem outras, como Copa, Supercopa e Recopa.
Nos dias em que não há competição, pode-se chegar e bater uma bolinha (de feltro) na mesa montada no canto direito do salão, enquanto provam-se sanduíches como choripán (19 reais), carne-louca (18 reais) e de pernil (17 reais). Para beber, a cerveja Estrella Galicia custa 13 reais e a caipirinha, 20 reais.
No fim das contas, o futebol de botão no boteco acaba por ser bom passatempo também para os dias de férias (no caso das crianças, o refrigerante e o suco saem a 6 reais). E a roda de conversa futebolística, ainda que seja a de botão, estará garantida até o fim desta temporada.
Vai lá:
Arquibancada Botões Clássicos. Rua Raul Pompeia, 1011, Pompeia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.